Intermodal South America 2012

imagem do intermodal south america 2012

Os alunos(as) do curso de Comércio Exterior visitaram a FEIRA INTERMODAL SOUTH AMERICA 2012, que se realizou nos dias 10, 11 e 12 de abril no Transamerica Expo na cidade de São Paulo.

Os alunos(as) foram orientados a visitarem a feira como atividade extra-classe pelo Professor Administrador Ms. Joelson Alves do Nascimento, que leciona as disciplinas: Negociação Internacional, Marketing Internacional e Transportes e Seguros no Comércio Exterior, para introduzi-los aos principais players do setor de logística internacional, comércio exterior e seguros no transporte global. O evento apresenta tecnologia em serviços, equipamentos e produtos, inovação, palestras e muita informação, impulsionando negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking. Dessa forma os alunos puderam conhecer de perto um pouco mais da realidade do Comércio Internacional na prática.

Algumas fotos e impressões da visita dos alunos à Intermodal 2012:

Veja fotos em nossa fanpage

“A Intermodal South America 2012 foi uma oportunidade para que pudéssemos visitar os stands dos parceiros da nossa empresa. Aproveitamos para conhecer os nossos clientes e fornecedores de transporte rodoviário, aéreo e marítimo que já mantínhamos contato por telefone, mas que ainda não conhecíamos pessoalmente.” - Jaqueline Rocha (6ºSem - COMEX)


“A reunião foi conduzida por um funcionário da Hamburg Sud Argentina que é o responsável pelo transporte rodoviário até o porto de Buenos Aires. O mesmo nos alertou que devido a tentativa de embarque de drogas pelo porto de Buenos Aires, a fiscalização no porto está mais rígida e o tempo para liberação do container é maior, o que causaria atrasos nos nossos embarques. Dessa, forma, ele nos indicou mais uma opção de rota, que seria a saída dos containers pelo porto de Zarate depois de passar pela aduana em Bahia Blanca.” - Ítalo (6ºSem - COMEX)


“A Intermodal é uma amostra do mundo de negócios, e com um ambiente globalizado, foi possível compreender um pouco mais sobre este aspecto na prática.” - Juliana (5ºSem - COMEX)


“Estive em empresas marítimas, como a Maersk Lines, Schenker, Login, Craft, Plus Cargo, Asia Shipping, Hamburg Sud, MSL; Empresas do setor aéreo, como DHL, American Air Lines, UPS; Do setor ferroviário, como a All e a MRS; além de inúmeros agentes internacionais, como Worldwide (China), Silvertrans (Bélgica), Air France (França), entre outras.” - Jackson (5ºSem - COMEX)


“...comecei a conversar com duas representantes da empresa Emirates Sky cargo, uma empresa do Oriente Médio – Dubai, falando no idioma inglês, ... Disseram-nos que um diálogo face a face dava mais credibilidade e que devido à diversidade de sotaques, uma negociação por telefone pode trazer alguns desentendimentos. Além disso, foi notável que elas utilizam um positivismo em suas explanações que remetem ao livro Negociação (FERREIRA), no qual diz a respeito da negociação cognitiva, baseada na razão e empatia, buscando aproximação entre as partes.” - Ingrid (5ºSem - COMEX)


“Por outro lado a Intermodal é um ótimo local para realizar a prospecção de futuros parceiros, sem mencionar nas soluções e tecnologia de ponta apresentadas para a área de transporte.” - Gledson (6ºSem - COMEX)


“Neste sentido a Feira foi bastante proveitosa e produtiva principalmente aos universitários, que estão ingressando no mercado internacional, foi possível também avaliar e ver na prática executivos, funcionários e organizações que já fazem parte do comércio internacional.” - Adriane (6ºSem - COMEX)


“O mais interessante foi estar em um ambiente totalmente voltado aos negócios, o objetivo das empresas expositoras e dos visitantes era claramente conseguir boas parcerias. Foi possível observar, mesmo que de longe, vários processos de negociação entre várias culturas e idiomas. Assim tivemos a oportunidade de ver aplicado em prática algumas das matérias abordadas em classe.” - Anelise (5ºSem - COMEX)


“Uma experiência diferenciada de contato com pessoas da área e dimensão desse mercado no Brasil, a mim foi bastante produtivo e particularmente me proporcionou um aumento de conhecimento direto na área como negociador e pesquisador de soluções no âmbito macro-empresarial.” - Jonatas (6ºSem - COMEX)


“Conhecemos também, uma ferramenta competente e importante para interessados em comércio exterior, o GUIA MARÍTIMO. Utilizado por exportadores, importadores, agentes de carga e profissionais do setor de transporte, profissionais do setor portuário e de armazenagens, empresas seguradoras, portos, entre outros, o GUIA MARÍTIMO oferece um vasto portfólio e bases para consultas de mais de 30.000 empresas e informações que auxiliam todos os interessados no comércio internacional.” - Diego (6ºSem - COMEX)


“As empresas mais abertas à conversação foram as que trouxeram à feira alguma inovação para a área em que atuam, como maquinário para transporte, embalagens, ou serviços especializados. Conversando com essas empresas, pode-se praticar conversação em outro idioma e conhecer diferentes culturas de países e empresas.” - Cibele (5ºSem - COMEX)


“Durante a vista a Intermodal South America foi possível analisar as diferenças culturais, em meio aos visitantes, expositores entre outros, onde é notável a importância do conhecimento em outros idiomas, no contato e negociação com expositores era necessário o uso de do mesmo.” - Pedro (6ºSem - COMEX)





Eventos do mês

Notcias