Porto de Santos II

imagem Visita Técnica ao Porto de Santos

Artigo por: Profª Tina Frigelg

Conhecer os diversos ramos de atuação em Comércio Exterior é uma das abordagens efetuadas pelo corpo docente da Fatec Barueri para inserir o aluno no mercado de trabalho. No dia 23 de junho, o Professor Sandro Calabrezi (Logística Internacional) acompanhado pelos professores Ernestina L. Cardoso Frigelg (Inglês) e Joelson Alves Nascimento (Negociações Internacionais) foram à Zona de Praticagem 16 na cidade de Santos.

Ao assistir à palestra dada pelo Capitão da Marinha Sr. Marcos Jorge Matusevicius os alunos de Comércio Exterior do 4º e 5º semestres puderam vivenciar a realidade do prático que por meio de seu conhecimento técnico e habilidade garantem a segurança de navegação em zonas de alto risco de acidentes. Essa profissão, apesar de desconhecida por muitos, é antiga e regulamentada desde o 1º regimento para pilotos práticos publicado em 1808.

Após a visita à Zona de Praticagem os alunos fizeram um passeio de escuna de 1h30m. Passaram pelo canal do porto e visualizaram os terminais de carga entre Santos e Guarujá. Nesse percurso foi possível ver as embarcações atracadas e constatar a habilidade necessária para manobrar esses grandiosos navios. O Professor Sandro Calabrezi apontou vários aspectos importantes em relação ao transporte aquaviário.

Essa visita técnica foi a ratificação do conteúdo proporcionado em aula. O inglês é parte integrante de Comércio Exterior. Muitos neologismos são advindos da língua inglesa. “Stuff a container” cuja tradução literal seria “ovar um contêiner”, porém a nomenclatura mais utilizada é “estufar um contêiner”. Isso ocorre em muitas situações como transtainer, portainer, finger e a própria palavra contêiner cujo plural é contêineres. Confira mais variações de vocábulos técnicos nos Picture Dictionaries dos alunos de 5º semestre de Comércio Exterior matéria Inglês.

Agradecemos à Zona de Praticagem a excelência da palestra, a recepção extremamente calorosa e a oportunidade de poder entrar em contato com o âmbito profissional.


Trabalhos desenvolvidos pelos alunos


Lesson English Trade 2: Desenvolvido pelos alunos Fábio Vilaça, Fernando Gomes e Lincon Tadeu.

Container Ship: Alunos Cleyton Miranda, Ralf Souza e Wesley Lessa.

Porto de Santos 01: ALunos Ingrid de Souza Paz e Leonardo Giglio Rossi.

Porto de Santos 02: Alunas Jéssica Silva Oliveira e Tamires Francisquini dos Santos.

Porto de Santos 03: Alunos Angélica Rocha Lima, Caroline Domingos, Cibele Oliveira e Oliveira, Dayane Ferreira, Diadorin Fonseca, Juliana de Cassia e Michelle Trevisan.

Porto de Santos 04: Aluna Camila Joyce.

Porto de Santos 05: Aluna Rúbia.

Porto Suape (Recife - PE): Alunas Deisy Passos, Edite Ramos e Karen Noguti.





Eventos do mês

Notcias